terça-feira, 11 de setembro de 2012

Folhado de massa filó com queijo de cabra



Ah e tal, segunda-feira é aquele dia em que é quase proibido pedir ao nosso cérebro para pensar..... Ontem não sei que raio de click se deu cá dentro que sairam receitas que mais parecia uma "slot machine".
Pelo caminho para casa já as ideias fervilhavam, assim que cheguei a casa liguei a minha música e comecei a tirar tudo do frigorífico "tipo cães a escavarem um buraco" :)
Que feliz sou eu..... com a musica ligada e os tachos, parece um verdadeiro concerto da Ivete Sangalo "Tira o pé do chão" tudo dança na cozinha... Isto filmado era de ir às lágrimas :)

Ingredientes; 

Rúcula
2 folhas de massa filó
1 queijo fresco
2 fatias de queijo de cabra "seco"
1 maracujá 
amêndoas laminadas
mel
aceto balsâmico

Preparação:

Numa tacha desfaça com as mãos o queijo fresco com o queijo de cabra. Estenda a massa e coloque o queijo no meio, feche bem para não sair nada. Unte um tabuleiro de forno e coloque lá os folhados. Leve ao forno pré-aquecido durante 15 minutos, até ficarem douradinhos. 
Numa frigideira coloque o mel e caramelize as amêndoas laminadas. 
Abra um maracujá e retire o conteúdo para dentro de uma tacinha. 
Emprate a gosto colocando um pouco de mel por baixo do folhado e aceto balsâmico para enfeitar. 




O que é isto do aceto balsâmico? algo que se a Júlia Pinheiro vê a frente vai querer levar para casa :)
Nos restaurantes hiper mega chiques "aqueles que eu vou quando o rei faz anos" utilizam sempre esta maravilha, para enfeitar os pratos ou para contrastar sabores, é bom.... e dá para doces e salgados. 

Descrição: 

O Aceto Balsamico di Modena é o aristocrata dos vinagres, feito da fermentação de um tipo especifico de uvas, o trebbiano, que são cultivadas somente na região de Modena, no centro norte da Itália."De cor marrom escura e brilhante, o aceto é repleto de nuances. Desprende um aroma ácido, mas não agressivo, com equilibrado sabor agridoce. Sua origem também é medicinal, daí se ter agregado ao termo "aceto" o adjetivo "balsamico", que vem de bálsamo ou remédio" explica o crítico de gastronomia Arnaldo Lorençato.
Diferente dos vinagres comuns que são derivados do vinho azedo, o aceto é feito do mosto ou do suco de uva prensado, cozido e depois filtrado. Assim, o aceto balsamico difere dos outros vinagres porque não existe o processo de fermentação nos primeiros estágios da sua fabricação; dessa forma, o seu conteúdo de açúcar mantém-se intacto. O seu sabor também é bastante distinto dos vinagres comuns. Bem menos ácido, varia entre o doce e o azedo. Os acetos mais envelhecidos são mais doces e possuem consistência de xarope podendo ser utilizados em sobremesas.



Bom apetite!


3 comentários:

  1. Engraçado ontem também postei uma receita parecida com esta. Eu acrescentei figos e uma redução de frutos do bosque. E fiz no formato de trouxinhas.
    É bom mas bom!

    Beijinhos

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. recomenda alguma marca especifica do balsamico? ja encontrei no pingo doce.. existe o vinagre mas nao é tao bom ... este parece creme ;) mas é um pouco caro! onde comprou o seu? parabéns pelo seu blog
    lu

    ResponderEliminar